fundamentos
a sistematizar o conceito de cultura. Segundo este autor, em seu trabalho intitulado Primitive
Culture, de 1871, a cultura poderia ser definida como todo aquele conjunto de conhecimentos, que inclui crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de um grupo ou sociedade.
Segundo o antropólogo norte-americano, Leslie
White, a capacidade de produzir cultura se dá quando o cérebro do homo-sapiens foi capaz de gerar símbolos, com significados próprios.
• A abordagem antropológica é caracterizada pela observação direta, por impregnação lenta e contínua dos grupos sociais estudados, com os quais são mantidas relações pessoais.
• A experiência da alteridade trouxe como consequência uma modificação a imagem que se tinha sobre si memo.
• (Laplantine, François. Aprender Antropologia)
Segundo Ruth Benedict, a cultura é como a
lente, através da qual o homem vê o mundo.
Desde sempre os homens se preocuparam em
entender por que outros homens possuíam hábitos alimentares, formas de se vestir, de formarem famílias, de acessarem o sagrado de maneiras diferentes das suas.
A essa multiplicidade de formas de vida dá-se o nome de “diversidade cultural”.
Indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados. Isto se dá pelo seu modo de agir, suas roupas (ou pela ausência delas), os alimentos selecionados e, de um modo mais evidente, a partir das próprias diferenças linguísticas.
Contudo, foi a partir da descoberta do “NOVO
MUNDO”, nos séculos XV e XVI, que os europeus se depararam com modos de vida completamente distintos dos seus e passaram a elaborar interpretações sobre esses povos e seus costumes
O impacto e a estranheza se deram dos dois lados
Os grupos não europeus se espantavam com o ser diferente que chegava até eles desembarcando em suas praias e tomando posse do