Fundamentos
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO – METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
TURMA: 2A
Gracelaine do Nascimento LimaRA421603
Romeria Caroline Santos SilvaRA 408239
Sara Luzia Lindozo Viana RA 411123
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO – METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
Tutora: SilvaniaRodrigues de Carvalho
São Luis,
2013
1. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
No estudo da Revolução Industrial, vários historiadores salientam que tal experiência foi responsável por uma profunda transformação nas formas de se organizar as relações de trabalho. Em linhas gerais, procura-se destacar que a figura do artesão foi substituída pela do operário, que vendia a sua força de trabalho em troca de uma determinada compensação monetária.
A revolução Industrial foi à transição para novos processos de manufaturas no período entre 1970 entre 1840. Esta transformação inclui a transição de métodos de produção artesanais para a produção por maquinas, a fabricação de novos produtos químicos e de processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das maquinas – ferramentas alem da substituição da madeira e de outros bicombustíveis pelo carvão.
Comparando as cenas mostradas no filme Tempos Modernas, com a situação atual, podemos afirmar que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição sócio-econômica do homem continua relegada a segundo plano e conforme constatar, através do filme supra, a implantação do sistema de esteiras moveis nas fabricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das industrias.
Mostra-nos também a inadaptabilidade de Chaplin ao ritmo da esteira simbolizando a submissão do homem ao ritmo imposto pela máquina. Ao mesmo tempo, no momento em que ele sai do ambiente de trabalho reproduzindo o mesmo movimento realizado na esteira fabril, mostra como