fundamentos
O Presente trabalho busca esclarecer sobre as novidades do ensino de nove anos explicando como funciona o sistema de ensino Brasileiro, quais as vantagens e as desvantagens do mesmo, as formas de ensino, a composição da estrutura escolar e as leis que sancionam a necessidade de tais mudanças na Educação Brasileira. Destaca-se também muitos contextos que integram a educação dando ênfase ao assunto tratado, para que haja um maior entendimento sobre esse contexto educacional.
No âmbito educacional e na posição de profissionais da educação é muito importante haver o completo entendimento sobre essas mudanças no Ensino Brasileiro para que saibamos como lidar com as diversas situações vivenciadas em sala de aula.
O Sistema de Ensino Brasileiro
A urgência da construção de uma escola inclusiva, cidadã, solidária, e de qualidade social para todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros, admite a necessidade cada vez mais do compromisso com a prática de políticas indutoras de transformações significativas na estrutura da escola, na reorganização dos tempos e dos espaços escolares, nas formas de ensinar, aprender, avaliar, organizar e desenvolver o currículo, e trabalhar com o conhecimento, respeitando as singularidades do desenvolvimento humano, portanto baseada em condições reais e concretas, a partir da própria prática pedagógica escolar posta hoje, e não de modelos idealizados. Organizar o trabalho pedagógico da escola e da sala de aula é tarefa individual e coletiva de professores, coordenadores, orientadores, supervisores, equipes de apoio e diretores. A organização do trabalho político pedagógico caracteriza-se como uma dimensão muito importante para o desenvolvimento do projeto politico pedagógico da escola. A produção do ensino-aprendizagem e a sua qualidade não são mais resultado do trabalho isolado de cada professor, mas do conjunto dos trabalhadores da educação. O professor deve estar preparado