fundamentos e metodologia de historia e geografia
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
ADRIANA
CLEONICE
GABRIEL
WILLIAM
RENATA
LITERATURA INFANTIL
Ananindeua
2013
ADRIANA
CLEONICE
GABRIEL
WILLIAM
RENATA
LITERATURA INFANTIL Trabalho apresentado à disciplina de Literatura Infantil, como pré-requisito de nota para o 2º NPC. Turma de Pedagogia-5º semestre da Anhanguera. Professora Orientadora: Maria Austy Nazareth Castro dos Santos
Ananindeua
2013
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA
O documentário em destaque fala a cerca dos contrastes existentes em situações sociais diferenciadas que se cruzam no ponto comum: crianças vivendo como adultos. Segundo a curta - metragem a infância surge como um momento essencial para a criança no tempo das grandes descobertas. Para as crianças inventa-se a infância quando se decide deixá-las brincar, irem à escola e ”ser criança”.
O filme revela que as crianças pobres são vistas como meio de ajuda a família, assim, algumas mães relatam a perda de muitos filhos devido à situação precária e reclamam da perda deles por não poderem ajudar no sustento da família. Desse modo, as crianças são vistas como força trabalhista. Já as crianças das classes abastadas têm muitas atividades físicas para ser realizadas, que sobrecarregam deixando de lado o tempo de brincar.
Diante dessa realidade as crianças são levadas a pensar e agir como adultos, pois os atos e responsabilidades estão enfocados como ato principal no filme. Mesmo diante dessa tarefa de ser responsável pela família e por si, as crianças mencionam a tristeza por não sobrar tempo para brincar e estudar, independente das diferenças sociais.
Desta forma, torna-se imprescindível que o profissional da educação esteja sensível a este aspecto fundamental da infância que é o ato de brincar. O educador precisa ver a brincadeira com um instrumento facilitador no