Fundamentos teóricos e Metodológicos do Ensino Fundamental
Este volume está dividido em vinte aulas delineando o Ensino Fundamental em cada particularidade, proporcionando reflexões e aprofundamento sobre os conteúdos. As quatro primeiras aulas discorrem a cerca a teoria de Paulo Freire e sua crítica ao sistema educacional repressor, abordando um histórico a respeito do analfabetismo no Brasil e como originou a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A quinta aula apresenta o processo de alfabetização dos índios no Brasil com a influência européia, mensurando o que restou dessa cultura nos dias atuais apontando medidas mitigadoras do resgate da cultura indígena.
A aula posterior traz um histórico a respeito da educação inclusiva no Brasil e como os Portadores de Necessidades Especiais começaram a ter respaldo em leis que garantissem educação de qualidade, integrada ao sistema regular de ensino.
O tema abordado na sétima e oitava aulas refere-se ao trabalho coletivo e a gestão democrática na formação dos cidadãos. O texto aponta que somente por meio do trabalho coletivo é que a escola tem a possibilidade de superar as dificuldades.
Os aspectos importantes do cotidiano escolar tais como a importância do Conselho de Classe, o primeiro dia de aula, horários, ambiente de sala de aula, a estrutura, etc. possibilitam a estimulação da aprendizagem dos alunos, beneficiando a construção do conhecimento e aprendizagem e são temas da nona e décima aulas. Nas duas aulas posteriores, destacam-se as alternativas e procedimentos metodológicos que podem ser trabalhados no Ensino Fundamental, valorizando o trabalho individual ou coletivo, estruturando um ambiente prazeroso e produtivo.