fundamentos sociológicos da educação
ATIVIDADE DE FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
1) Como para Bourdieu a educação/ “Capital Cultural” consiste em um princípio de diferenciação quase tão poderoso como o do “capital econômico”, podemos analisar na tabela apresentada que quanto maior o nível de estudo dos pais, mais anos de estudo o filho tem, isso vem inteiramente ligado ao “habitus”. Mesmo sendo dados mais atuais (ano de 1996) todo o pensamento de Bourdieu a respeito da educação se encaixam perfeitamente. Basicamente pessoas com o “Capital Econômico” elevado tendem a ter um nível educacional melhor (a origem do indivíduo determina o desempenho escolar), por sua vez, seus filhos acabam seguindo os pais. (Classe baixa menor permanência na escola – sai cedo para o mercado de trabalho).
2) No filme “Entre os muros da escola” mostra um ambiente escolar francês mostrando o universo de uma escola, colocando em ênfase um grupo de alunos de 13 a 15 anos aproximadamente composto por negros africanos, latino-americanos, asiáticos e franceses.
Vindo do princípio que ao desempenho escolar não depende somente dos dons do indivíduo, mas da origem social dos alunos (classe, etnia, sexo, local de moradia, entre outros), podemos analisar uma cena do filme que é a do conselho de classe, em que uma aluna chamada Esmeralda bate de frente com o professor quando ele toca no assunto do aluno Soyleumane que está com notas baixas em quase todas as disciplinas, Esmeralda ressalta que o aluno teve um aumento da nota em relação ao bimestre anterior, mas o professor deixa clara que não somente estão colocando em debate a nota, mas sim a conduta do aluno e a influencia dele aos demais.
Tendo em vista que a escola não é um ambiente neutro e inteiramente harmônico a avaliação dos professores acaba não sendo somente a nota em si mas também a participação do mesmo em sala de aula e colocando e que sempre em todos os momentos eles colocam seu habitus em prática.