Plano de gestão socioambiental para o hospital Ana Nery
PLANO DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
PARA O HOSPITAL ANA NERY
Santa Cruz do Sul, Novembro de 2013.
Sumário
A instituição
O Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul – RS é uma instituição filantrópica, com 80 leitos, 325 funcionários e Corpo Clínico composto por 180 médicos. Atua principalmente nas áreas de cardiologia, nefrologia e oncologia, onde é referência regional pelo SUS como Unidade de Alta Complexidade para Tratamento Oncológico (UNACON). Na área cirúrgica, realiza aproximadamente 450 procedimentos/mês nas mais variadas especialidades. Caracteriza-se pelo seu caráter comunitário e tem como objetivo social prestar assistência médico-hospitalar, através de ações que protejam, promovam e recuperem a saúde de qualquer que o procurar.
Histórico
Suprir a carência na área da saúde, melhorando os serviços da região. Este foi objetivo da Comunidade Evangélica ao fundar a Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery, em março de 1951. Começava a tomar vida o Hospital Ana Nery. Dia 12 de setembro de 1955, em Assembleia Extraordinária, a direção resolveu comprar o Hospital Arroio Grande, então de propriedade do médico Ingo Ebert.
Em 1960, o Hospital estava prestes a fechar suas portas e tornar-se um asilo. Mais o apoio da Comunidade foi fundamental para a manutenção do hospital. Em junho de 1989 houve uma paralisação, por apenas um dia devido a atrasos dos repasses de verbas do estado. O Hospital estava também enfrentando um processo de execução que a Caixa Econômica Federal moveu contra a entidade devido o não pagamento do empréstimo feito ao FAS. Esta situação foi resolvida somente em outubro de 1989, quando a Comunidade Evangélica assumiu a dívida em troca de uma área de terra de 3.377,36m2, onde foi construído o núcleo da Comunidade Apóstolo Paulo. Hoje, o Hospital Ana Nery está consolidado como um centro de referência, com profissionais qualificados, equipamentos de alta tecnologia e