Fundamentos sociologicos da educação
A Sociologia da educação é uma ciência produtora de conhecimentos específicos que levam a discussão da democratização e do papel do ensino, promovendo uma reflexão sobre a sociedade e seus problemas relacionados à educação. Seu papel é investigar a escola enquanto instituição social, analisando os processos sociais envolvidos, todas as mudanças ocorridas em nossa sociedade, trouxeram mudanças para a educação.
As teorias sociológicas fornecem alguns conceitos que servirão de embasamento teórico também para a sociologia da educação. [...] sociologia é uma disciplina potencialmente humanista porquanto pode aumentar a área de escolha que os homens têm sobre suas ações. Ela lhes permite localizar as fontes a que devem recorrer se quiserem mudar as coisas, e os meios necessários, dando ao homem, dessa forma, uma base científica potencial para ação, reforçando-o, em vez de constrangê-lo numa camisa de força do determinismo.
Desenvolvimento:
Especificidade da sociologia da educação.
A sociologia da educação é pensar e compreender o contexto histórico fundamental da sociologia como ciência. Esta surgiu no século XIX, como uma resposta intelectual para os problemas que a sociedade estava apresentando.
No século XVIII a sociologia é conhecida como ciência, transformando o contexto das sociedades contemporâneas. Augusto Comte nomeou a então física social de sociologia, o surgimento de uma ciência como objeto e métodos de investigação.
Os autores considerados clássicos da sociologia são Karl Marx (1864-1920), Émile Durkheim (1858-1917) e Max Weber (1864-1920). Essas teorias são: a TEORIA CRITICA (Marx), a TEORIA FUNCIONALISTA (Durkheim) e a TEORIA COMPREENSIVA (Weber), ou sociologia critica, sociologia funcionalista e sociologia compreensiva respectivamente.
Como podemos pensar a educação no contexto dessa nova sociedade e dessa nova ciência?