fundamentos sociologicos da educação
Contribuições Da Sociologia No Meio Educacional
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: Outras
Enviado por: lebriga 04 outubro 2013
Palavras: 1722 | Páginas: 7
INTRODUÇÃO
A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem, quanto os processos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, e as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos neste processo são analisados por esta disciplina. Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia que estuda a realidade sociológica e educacional, bem como os processos educacionais de socialização do indivíduo em meio a sociedade e momento histórico. Tem como propulsores Augusto Comte, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Durkheim é o primeiro a ter uma Sociologia da Educação sistematizada em obras como Educação e Sociologia.
A SOCIOLOGIA COMO SUPORTE PARA A EDUCAÇÃO; UMA VISÃO DE MUITOS
A sociologia baseada na visão de Augusto Comte (1798-1857) realizou pesquisas relevantes sobre a sociologia e como deveria ser estudada para compreender a sociedade. Comte ao longo de suas obras dedicou-se de forma profunda, propondo a adoção de um método científico para o estudo e compreensão da organização política na sociedade moderna, embora não fosse dele o conceito Sociologia, emprestou diversos elementos de vários pensadores contemporâneos para estruturar seu próprio sistema de pensamento, criando assim o positivismo, que de acordo com Alonso Bezerra de Carvalho e Wilton Carlos Lima da Silva:
“... representa uma ruptura com o idealismo filosófico (doutrina que reduz o ser ao pensamento ou a alguma entidade de ordem subjetiva, como o espírito, a consciência, as ideias, a vontade, entre outros, que tornam-se a base para a compreensão da realidade)...”
Vivendo num mundo de constantes