FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I
Serviço Social – 5º Semestre
Pólo de São Luis – Ma
Tutora presencial –
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
MARIA DO PERPETUO SOCORRO PONTES – RA
A – RA
B – RA
C – RA
D – RA
São Luis – Ma
2013
1 INTRODUÇÃO
O Desenvolvimento Econômico é um fenômeno histórico que passa a correr nos países que realizam sua revolução capitalista, e se caracteriza pelo aumento sustentável da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por um processo sistemático de acumulação de capital e incorporação de processo técnico. Os fatores fundamentais para o desenvolvimento econômico é a taxa de acumulação de capital em relação ao produto Nacional, e a capacidade de incorporação de progresso técnico à produção.
Estas variáveis determinam a maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista, é a existência ou não de uma estratégia nacional de desenvolvimento, em que o crescimento da produtividade de um país dependente diretamente da acumulação de capital e da incorporação de progresso técnico à produção. Investimento e progresso técnico, por sua vez dependem em geral da qualidade das instituições formais (Políticas, Leis) e Informais (Praticas Sociais ou uso e Costumes) que cada sociedade adota.
De acordo com Bresser Pereira,
O desenvolvimento econômico é o processo de sistemática acumulação de capital e de incorporação do progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante e, em consequência, dos salários e dos padrões de bem-estar de uma determinada sociedade. (Bresser Pereira, 2008).
Para um melhor desenvolvimento econômico existem três formas de medidas que são: Índice de GINI; Curva de Lorenz e IDH - Índice de Desenvolvimento Humano.
Índice de Gini - foi Desenvolvido pelo matemático Italiano Conrrado Gini, O coeficiente de Gini é um parâmetro internacional usado para medir a desigualdade de distribuição de renda