FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
PÓLO TERESINA
2011
Desafio de aprendizagem
É sabido que, a trajetória histórica do Serviço Social encontra-se intimamente relacionada aos fatos históricos, sendo que, por essa razão, não deve ser concebida como uma cronologia de fatos, mas levando em consideração a sua ligação com o contexto geral da sociedade (IAMAMOTO, 2005).
“O Serviço Social como profissão historicamente inserida em cenários institucionais, configura como formuladores de possibilidades de ação efetiva, respondendo a necessidade de aplicação e de execução da lei, vinculando-se a instituições que fazem parte do sistema de justiça, do sistema legal” (ALAPANIAN; SACRAMENTO; SANTOS, 2009).
Inicialmente, o Serviço Social se apresenta envolvido com os interesses da classe dominante, mas, antagonicamente, também está sujeito à classe subalterna sendo o mediador entre ambas as classes. A contradição é uma característica presente em países industrializados assim como os altos índices de pauperismo na zona urbana (ALMEIDA, 2009).
Salutar se faz mencionar que, o termo Serviço Social originalmente é anglo-saxônica, sendo utilizada pela primeira vez em meados de 1904, nos Estados Unidos, tendo sua conceituação interligada a práticas benemerentes. Historicamente, verifica-se que, o surgimento do Serviço Social no cenário brasileiro se deu por volta das décadas de 1920 e 1930 do século anterior, em meio ao processo de industrialização e concentração urbana, nos quais o proletariado começou a lutar pelo seu lugar na vida política e por seus direitos, por meio da articulação de grandes movimentos sociais.
Segundo Carvalho; Iamamoto (2005), o Serviço Social é requisitado pelas complexas estruturas do Estado e das empresas, de modo a promover o controle e reprodução das