100 metros rasos
Atletismo
Maio 2013
Prova de 100 metros rasos
Característica da prova: A prova de 100 metros rasos é uma modalidade olímpica de atletismo, prova de velocidade pura, anaeróbica, com balizamento total e com a posição de saída baixa na largada. Dura pouco menos de 10 segundos, por este motivo não tem a presença do acido lático.
Vozes de Comando:
Aos seus lugares – os competidores se ajustam em suas raias com seus blocos de partida
Pronto – competidores totalmente imóveis com apoiando suas mãos e pés aguardando o tiro de largada
Tiro de largada – inicia a prova.
Árbitros: São de presença obrigatória em todas as provas para ter validade pela IAAF, e na falta ou falha do dispositivo eletrônico de cronometragem e foto para dar o resultado final da prova.
Um arbitra de largada
Dois árbitros de linha (chegada)
Três árbitros por raia
Um arbitro chefe da cronometragem.
Adaptação da prova: A prova foi adaptada para 25 metros rasos e com a mobilidade da pista construída com material reciclável, assim possibilitando montar a pista e movimentar-la para locais onde não existam locais adequados para a pratica do atletismo, em especial provas de velocidade.
Numero de participantes: 19 participantes
Objetivos: Treinar as vozes de comando para saída baixa, treinar as etapas de saída baixa, treinar velocidade e demonstrar a cronometragem manual da prova
Numeração do Grupo: 31 a 60
Local a ser utilizado: quadra poliesportiva ou campo
Materiais necessários:
Conduites
Bexiga Garrafa Pet 600 ml
Papelão
Farinha/ Talco
Clips
Disposição inicial: separar os participantes em corredores, árbitros de largada, de linha, cronometristas e arbitro chefe.
Desenvolvimento:
Os corredores de numero 31, 32 e 33, estarão se posicionando em suas respectivas raias, os demais participantes do grupo estarão se posicionando como árbitros e suas funções.
Após a conclusão da primeira prova inicia um rodízio, da