logistica
As matérias-primas totalizam 508 itens com as mais diversas características.
Grande parte dos custos da empresa está ligada à manutenção dos estoques para o atendimento da demanda.
O histórico da empresa é de alto índice de avarias e grandes divergências nos inventários, causados pelo descontrole e grandes estoques, gerando falta de espaço para organização e movimentação.
Para solucionar esses problemas, os itens foram classificados em famílias por similaridade, definindo as políticas de ressuprimento e estoques de segurança de acordo com os níveis de serviço requeridos.
LT é o lead time de entrega; HP é o horizonte de planejamento (30dias) ; IEC é o intervalo entre consumos.
Inicialmente, foi feita uma classificação dos materiais entre comuns e especiais de acordo com a experiência dos gestores.
O critério de separação foi considerar como especiais aqueles itens com características distintas que os fazem destoar essencialmente dos demais.
Os comuns se diferenciam apenas pelo padrão de demanda, importância e valor movimentado por período.
Posteriormente, foi feita uma classificação ABC dos materiais de acordo com o seu valor mensal movimentado
Os itens A e B foram tratados separadamente dos C, para canalizar atenção aos primeiros, devido ao alto valor financeiro que representam, além de serem vitais para o funcionamento da empresa.
Apenas 12% dos 508 itens representaram 80% do valor anual movimentado (itens A).
Em contrapartida, outros 66% dos itens representou apenas 5% desse valor movimentado (itens C)
Os itens A e B foram divididos comparando o lead time de fornecimento (LT) de cada material com o horizonte de planejamento da produção (HP).
Os itens A e B com LT < HP foram subdivididos de acordo com o ajuste às distribuições de probabilidade de acordo com sua demanda realizado com a utilização do