Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II 2222 (4)
Lucimara Barbosa da Penha Teixeira – RA 378630 Marcia Maria Frislebem da Cruz- RA 363088
Marta Raquel Mendes Gonçalves Lopes – RA 378027
Mirenilda Leles Campos Peres – RA 369811
Virginia Soares de Oliveira – RA 385083
A Teoria do Serviço Social
Tutor a Distância – Maria Aparecida dos Santos Corrêa Costa
Vitória-ES 2013
O serviço social é uma profissão que surgiu na igreja católica, que teve sua base teórica, os conceitos morais e confessional do neotomismo em meio a uma conjuntura sócio histórica e contexto institucional. Tem hoje em sua fundamentação teórica e pratica o método dialético Karl Marx.
A origem do serviço social na militância católica marca profundamente seu conteúdo profissional. O serviço social se desenvolveu enquanto profissão sob a égide do desenvolvimento capitalista industrial e da expansão urbana com a influencia franco belga até ceder a influencia Norte Americana.
O movimento de reconceituação surgiu a partir de fortes questionamentos feitos por alguns profissionais sobre as praticas e compromissos. Este movimento rejeitou o modelo importado do EUA, passando a veicular a pratica profissional dos interesses populares, a partir de então, resgatou-se no serviço social a necessidade de articular a teoria e a pratica através de metodologias próprias e de dialogar com as ciências sociais.
A renovação do processo do serviço social foi um dos motivos que levou buscar encontros de profissionais para rever atualização da forma como vinha sendo empregado o serviço social no Brasil, visando a necessidade de discussões de novas técnicas de reconceituação.
Houve uma grande perspectiva de reunir alguns assistentes sociais para discutirem formas de modernização das metodologias de ensino do serviço social buscando uma ruptura com a forma que foi introduzida a profissão nos paises, sujeitando a classe burguesa e deixando os que