coluna vertebral
2. COLUNA TORÁCICA A região torácica que compreende doze vértebras. A cada vértebra dorsal prende-se um par de costelas que limitam significativamente os movimentos. As costelas integram a região dorsal do esqueleto do tórax que, devido à sua rigidez, impede a compressão do coração e dos pulmões, vísceras principais desta região do corpo humano.
3. COLUNA LOMBAR Cinco vértebras, que apresentam grande mobilidade, formam a região lombar por serem móveis, permitem a flexão e a torção do corpo.
4. REGIÃO SACRAL A região sacra consiste em cinco vértebras que se fundem no adulto para formar o sacro e se soldam com os ossos da bacia. Isto faz com que o tronco, cujo peso é suportado pelas pernas, não oscile a cada passo e possibilite que a marcha seja segura.
5. REGIÃO COCCÍGEA Três ou quatro vértebras da região coccígea se soldam entre si formando o cóccix, contribuindo para o fechamento e para a sustentação inferior da cavidade abdominal.
As causas mais comuns dos problemas na coluna vertebral podem ser produzidas num movimento simples. Mas, geralmente, são resultados de acúmulos de meses ou anos seguidos de posturas inadequadas, hábitos de vida e de trabalho pouco saudáveis.
Fatores de risco ocupacionais :Intensidade de Trabalho; Posturas de Trabalho Estáticas ou Fixas; Movimentos Freqüentes de Rotação e Flexão do Tronco; Levantamento de Cargas; Repetitividade.
Fatores causadores de desvios