FUNDAMENTOS HISTORICOS
Olá, tudo bem?
Depois do primeiro contato com a sociologia, qual foi a sua reação? Espero que tenha gostado, afinal vamos continuar nosso caminho nesse “universo” que tem o comportamento humano como fenômeno a ser investigado.
Na primeira aula destacamos o surgimento da sociologia e seu objeto de investigação. Na oportunidade também abordamos a questão do método científico e de como os primeiros sociólogos tentaram enquadrar esse campo do saber no rol das ciências.
Nesta aula, vamos investigar as principais teorias e teóricos da sociologia. Daremos ênfase ao que ficou conhecido como “Sociologia Clássica”. Trata-se, na verdade de um conjunto de pensamento e estudiosos que teve e ainda tem grande importância para a sociologia, razão pela qual conceitos e ideias desses estudiosos continuam sendo explorados até hoje.
É isso aí, vamos então embarcar em mais uma viagem do saber! Seja bem vindo!
Bons estudos!
2.1 Teoria Sociológica
No nosso cotidiano é muito comum dizermos que “teoria é muito diferente da prática”. Não raro, essa afirmação é acrescentada de outros comentários que tentam desqualificar a teoria, principalmente quando se fala em processo de formação.
Talvez em função do que as pessoas entendem por teoria o comentário acabe se justificando. Parece-me que o processo de formação que reproduz a prática das técnicas que serão usadas no mercado de trabalho tende a despertar maior interesse por parte do jovem aprendiz. É normalmente nesses processos que se verifica certa rejeição à teoria, como se ela em nada ajudasse na formação profissional. Quando investigamos o conceito de teoria sob o prisma epistemológico, no entanto, a visão tende a mudar radicalmente.
No primeiro caso estamos nos referindo às técnicas pedagógicas usadas no processo de formação seja profissional, ou mesmo acadêmico. Assim, a explicação e exploração do modo como se realizam determinadas atividades, sem a reprodução das práticas envolvidas,