Fundamentos Hist Ricos E Te Ricos
O tema do trabalho é a Reconceituação do Serviço Social.
Este tema foi escolhido para que nós estudantes do curso de Serviço Social pudéssemos entender melhor a história do Serviço Social, como começaram e o porque das mudanças e também como essas inovações auxiliaram a reconceituação.
O trabalho esta estruturado em quatro etapas, cada componente do grupo realiza uma etapa e juntos fazemos reflexões acerca dos assuntos, realizando leituras e pesquisas.
O trabalho de Fundamentos Históricos Teóricos- Metodológicos do Serviço Social, nos ensina como foi a mudança da teorização para a prática. A importância da perspectiva modernizadora. A reatualização do conservadorismo, metodologia , estratégia e a concepção da prática do Serviço Social.
Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II
O objetivo é mostrar o processo de reconstrução teórica do Serviço Social e a sua prática como modelo conservador, desde os tempos em que era vista como forma de fazer “caridade"
O movimento de Reconceituação , foi criado para dar resposta aos questionamentos da sociedade ao Serviço Social tradicional, e para atendimento das reais necessidades da América latina, em confronto com governos imperialistas e capitalistas.
Visando atingir o aperfeiçoamento técnico da prática profissional, o Serviço Social busca adotar métodos e padrões modernos, buscando nas teorias marxistas o apoio necessário para uma nova concepção em sua forma de atuar na sociedade prática da profissão.
Neste texto pretendemos apreender como uma profissão que surge no seio da Igreja Católica, que teve sua base teórica os conceitos morais, confessional do Neotomismo, em meio a uma conjuntura sócio-histórica e contexto institucional, tem hoje em sua fundamentação teórica e prática o método dialético de Karl Marx.
Araxá: a afirmação da perspectiva modernizadora
Como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela ação