Mecânica cardiaca
Falando um pouco sobre a atividade mecânica cardíaca:
É a resposta do conjunto de células miocardicas que produz a contração e por consequência o movimento do sangue dentro de cada câmara cardíaca. O aumento da concentração de cálcio livre desencadeia a contração. Quando o cálcio livre diminui ocorre o relaxamento.
Ciclo cardíaco
O ciclo cardíaco consiste em períodos alternados de sístole (contração e esvaziamento) e diástole (relaxamento e enchimento).
Cada ciclo cardiaco tem início quando é gerado um potêncial de ação espontâneo no nodo sinusal.
O estímulo elétrico gerado no nodo sinusal atinge as células miocárdicas, que são excitadas e suas membranas que despolarizam, e provoca a liberação intracelular de íons cálcio, desencadeando o processo de contração das células.
A contração resulta da propagação da despolarização, enquanto a relaxamento resulta da repolarização subsequente.
Por meio da contração e do relaxamento dos ventrículos, o coração ejeta um determinado volume de sangue para as circulações arteriais e promove o retorno pro coração do mesmo volume sanguíneo que circula pelas circulações venosas.
A contração dos átrios complementa o enchimento dos ventrículos, e o relaxamento dos átrios facilita o retorno de sangue das circulações venosas, sistêmica e pulmonar.
Falando sobre os átrios e os ventrículos:
Os átrios e os ventrículos não se contraem e relaxam ao mesmo tempo, fazem em momentos diferentes, ou seja, enquanto os átrios estão se contraindo, os ventrículos se encontram relaxados para a recepção do sangue, e vice-versa.
Os ventrículos não se esvaziam completamente durante a sístole, uma determinada quantidade de sangue permanece, após o final da diástole, isto é denominado volume diastólico final.
Fases do ciclo cardíaco: Início da diástole, abertura das válvulas tricúspide e mitral e enchimento ventricular;
Fechamento das válvulas de entrada, final da