fundamentos historico e metodologicos
Debret veio ao Brasil, em 1816, já maduro, com 48 anos, á convite do rei Dom João VI, como integrante da Missão Francesa. Foi Debret que criou a bandeira brasileira para o governo de Dom Pedro I, Cujo o desenho ate hoje é a base para a bandeira brasileira .
As obras de Jean-Baptiste Debret no Brasil retratou paisagens , cenas cotidianas e a cultura do povo brasileiro. Em suas obras Debret retrata um panorama que extrapolasse as simples visão de um pais exótico e interessante apenas do ponto de vista da história natural. Mais do que isso, tentou criar uma obra histórica mostrando com detalhes e minuciosamente cuidados a formação especialmente nos sentido cultural do povo e da nação brasileira; procurou resgatar particularidades do pais do povo, na tentativa de representar e preservar o passado do povo, não se limitando á questões políticas , mas também a religião, culta e costume dos Brasil .
Por estas razões, a obra de Debret é considerada grande contribuição para o Brasil, e é frequentemente analisada por historiadores como uma representação do cotidiano e sociedade do Brasil – em especial da vida do Rio de Janeiro de meados do século XIX.
Depois da vida do Brasil, Debret produz uma obra literária em titulada – Viajem Pitorescas e História ao Brasil, onde revela a sua relação pessoal e emocional com os pais, adquirida nos 15 anos que ali viveu esse livro e dividido em 3 tomos .
No 1° de 1884 estão representados os índios, aspectos da mata brasileira e da vegetação nativa em geral.- (...) existe uma nação de indígenas completamente selvagens , que ocupam uma vasta área de pântanos e bosques. cuja população inteira se compõe de caçadores indígenas, empregados pelo governo brasileiro para lutar contra os selvagens e os expulsar pouco a pouco dos locais próximos às terras por onde os cultivos começam a avançar.(...)
-Trecho do Livro : “Voyage Pittoresque au Brésil”
No 2° , de 1835 consertam-se na representação dos escravos negros, no