Fundamentos filosóficos da educação
1) O professor meramente técnico utiliza-se da metodologia tradicional, autoritária ignorando a opinião do aluno. Já o professor emancipador crítico dá a oportunidade ao aluno a construir o conhecimento, ele oferece a oportunidade ao aluno a expor sua ideia e a construir com a aprendizagem, respeitando a ideia do aluno, fazendo com que ele “Professor” não é a única fonte do saber.
2) Antropologia é a primeira que se coloca em qualquer situação vivida, é uma ideia de humanidade que a ela se encontra subjacentes. Na pedagogia, as teorias seguem a orientação antropológica histórico-social. Analisam o desenvolvimento da criança pela interação social, pelas relações com os outros e pela sua ação no mundo. A antropologia estuda também diferentes culturas.
Filosofia da linguagem reflete a natureza da linguagem, há varias correntes teóricas, Filosofia analítica, Positivismo lógico, teoria linguística, Hermenêutica e etc. Ela com o ato pedagógico e a linguagem humana conseguem substituir as coisas por símbolos. Ou como palavras gestos e escritas, pinturas, signos e preposições linguísticas. 3) O verbo Criar vem de criação ele é o que dá sentido aos verbos Informar e Discutir.
A criação permanente é o objetivo de um centro de cultura. A criatividade pode ocorrer de forma espontânea , rompendo a inércia de maneira irresistível, ele deve ser o gerador continuo de novos discursos e propostas.
Os verbos Informar e Discutir só se completam com o verbo criar.
Discutir vem do verbo discussão, a discussão como oportunidade de reflexão e critica, por meio de seminários, ciclos e debates, a partir de temas indicados pelo momento segundo o “Milanese” unido e cotidiano da cidade e de seus habitantes ao universo de informação. A discussão dá a necessária dinâmica que leva á divida e consequentemente remete a novas buscas de informação .Quando falamos em informar significa