Fundamentos filosoficos
CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA
Katlin Eveline de Castro RA 4336818003 Katlineveline@gmail.com
Marcia da Costa RA3815657542 Marciada.costa@aedu
FUNDAMENTOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇÃO.
CAXIAS DO SUL RS, 14 SETEMBRO DE 2012.
Introdução.
Neste trabalho iremos falar sobre a importância que alguns pensadores (filósofos) que tiveram presentes na disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação. Dentre eles os mais conhecidos e que ainda permeiam na área da educação, pensadores estes que nos fazem intender sempre um pouquinho mais a respeito da educação no nosso país.
O QUE É FILOSOFIA E QUAL SUA IMPORTANCIA NA SOCIEDADE E NO MUNDO.
A palavra Filosofia significa amor pela sabedoria, do grego philos (amigo) e sophia (sabedoria e conhecimento). A Filosofia começa quando não tomamos mais as coisas como certas, e questionamos como as coisas são. Para Platão (428-354 a.C.), um dos antigo filósofos que viveu há mais de dois mil anos, a filosofia é fruto da capacidade do homem de se adquirir com as coisas. Sua importância se da pelas áreas de estudo que envolve a investigação, a argumentação, a analise, discussão, formação e reflexão das ideias sobre o mundo, o homem e o todo. Originou-se da inquietude gerada pela curiosidade em compreender e questionar os valores e as interpretações aceitas sobre realidade dadas pelo senso comum e pela tradição.
A filosofia, como tipo de raciocínio, não apresenta uma complicação especial. Ante a considerável simplicidade do pensamento filosófico - que, em princípio, é acessível a qualquer pessoa normal, contanto que não o mascare com uma terminologia abstrusa e absolutamente desnecessária -, outras disciplinas, como por exemplo a matemática, têm maiores dificuldades.
Contudo, tem-se por evidente - e de certo modo é verdade -, que as pessoas muito jovens não entendem a filosofia. Uma justificativa para esse fato é que a filosofia consiste em fazer as perguntas "radicais", aquelas que