fundamentos filosoficos da educação
O Projeto Animallis foi desenvolvido por um grupo de psicólogos, um biólogo e uma veterinária e posto em prática em março de 2006.
No período anterior ao inicio do projeto, foram feitas pesquisas qualitativas durante 3 anos e trabalhos de Atividade e Terapia Assistida por Animais, além de cursos e estágios fora do Brasil por alguns integrantes da equipe.
Nosso objetivo é o de auxiliar na reabilitação neuropsicológica de idosos demenciados, depressivos ou que estão em recuperação pós-cirúrgica.
Durante 3 anos, o público favorecido com o Projeto Animallis foram os hóspedes da Clínica Geriátrica Dignus, localizada em Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente o projeto é desenvolvido na APAZ - Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer, Doenças Similares e Idosos Dependentes e na Clínica Geriátrica Vila do Sol, em Botafogo.
O trabalho não consiste apenas em levarmos os animais para uma visita à casa de repouso, e sim, de um complexo estudo das variáveis que podem implicar no comportamento dos idosos no dia da visitação dos animais.
Durante a semana é feito um estudo comportamental dos idosos e assim, sabemos quais são os aspectos que deveremos trabalhar no sábado – dia em que os animais participam da terapia.
Como a maioria dos idosos favorecidos pelo nosso projeto tem algum tipo de demência, temos como objetivo retardar a progressão do quadro demencial, visto que sua regressão é impossível.
O desenvolvimento das atividades se dá com a aplicação de testes neuropsicológicos e terapia cognitivo-comportamental no decorrer da semana, e a terapia assistida por animais no sábado.
Todos os dados são documentados, avaliados, tabulados e discutidos, gerando dados qualitativos e quantitativos. Os resultados são apresentados em eventos científicos como: congressos, workshops, seminários, palestras.