FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS
01. Entendida como prática social essencial à formação do profissional docente, quanto ao seu campo de estudos, a didática abrange
(A) um conjunto de regras, normas e conhecimentos sistematizados que possibilitam o fazer pedagógico alcançar, com eficiência, resultados previamente planejados.
(B) a prática pedagógica quanto ao conteúdo e à forma da educação, determinando o aspecto técnico da atuação do professor com vistas a resultados satisfatórios.
(C) os princípios e normas de orientação pedagógica, a partir das necessidades concretas da realidade educacional, com vistas à efetivação do que foi previamente planejado.
(D) o processo de ensino em suas múltiplas determinações (sociais, econômicas, políticas e pedagógicas) enquanto práxis intencional, a fim de garantia da aprendizagem.
(E) a prática gestora quanto aos princípios e dimensões, determinando o aspecto técnico da atuação do gestor escolar com vistas a resultados satisfatórios. 02. Para responder aos desafios do contexto atual em que a escola se insere, o professor cumpre seu papel político na medida em que.
(A) com competência técnica, desenvolve a sua prática pedagógica associada à luta política, com vistas a um projeto de cidadania.
(B) participa de passeatas e manifestações, a fim de reivindicar a garantia de uma educação de qualidade para população.
(C) atento às determinações burocráticas do sistema educacional, observa os prazos estabelecidos.
(D) contribui para a formação do trabalhador, conforme as exigências da indústria e a globalização da economia.
(E) assume a técnica de ensino como neutra, como parte de uma concepção maior de neutralidade científica e técnica. 03. A educação compreendida como práxis social, cujo fim é o aprimoramento humano naquilo que pode ser apreendido e recriado a partir dos diferentes saberes existentes em uma cultura, de acordo com as necessidades, possibilidades e