blocos economicos
1. O TERRITÓRIO GAÚCHO
O Rio Grande do Sul é o maior e mais populoso estado da Região Sul, e limita-se com Uruguai, Argentina, oceano Atlântico e Santa Catarina. Em seu território, está o arroio do Chuí, o ponto extremo do sul do país. A maior parte do território gaúcho acha-se a menos de 300 metros de altura, com relevo formado de planícies litorâneas, planaltos e depressões. O clima varia de acordo com a altitude: subtropical
nas
zonas
menos
elevadas,
e
temperado, com geadas no inverno, nas terras mais altas. O estado abriga vegetação de campos (os Pampas gaúchos), floresta tropical e matas de araucária.
Os imigrantes europeus deixaram sua influência na comida, nos costumes, na cultura do povo gaúcho. Também se cultiva, no estado, as tradições da região dos Pampas, na fronteira com o Uruguai e Argentina: chimarrão, churrasco e trajes típicos. Muitas cidades, como Gramado e Canela, com fortes traços europeus, atraem turistas de todo o Brasil.
Também são muito visitadas as ruínas das povoações jesuítas do século XVII, transformadas pela Organização das
Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em patrimônio da humanidade.
Com pouco mais de 3% do território brasileiro, o Rio Grande do Sul abriga 6% da população, gera um PIB de US$
90 bilhões, é o maior produtor de grãos, o segundo pólo comercial e o segundo pólo da indústria de transformação nacional. O estado alcançou a terceira posição no Índice de Desenvolvimento Humano entre os estados do país e desfruta de uma alta qualidade de vida.
2. POPULAÇÃO
O Rio Grande do Sul, de acordo com o Censo
Demográfico 2010, apresentou uma população de 10.695.532 habitantes. Ocupa o quinto lugar entre os Estados brasileiros e vem mantendo esta posição desde 1940, à exceção de 1970, quando o Paraná ocupou o 5º e o Rio Grande do Sul o 6º lugar devido principalmente à intensa emigração de gaúchos para
outros