Fundamentos Ed. Física
Comparando os Jogos Olímpicos da antiga Grécia com os Jogos Olímpicos da atualidade, caracterize os Jogos Olímpicos modernos, citando quatro características.
As principais características da comparação entre os jogos olímpicos da antiga Grécia com os jogos da atualidade são:
1-O lema
Nos Jogos Olímpicos existe três palavras que demonstram o lema da competição. São eles: “Citius”, “Altius”, “Fortius”, que derivam do grego e tem o significado de “o mais rápido”, “o mais alto” e “o mais forte” respectivamente. Esta definição foi criada por um padre amigo de Pierre de Coubertin.
Existem vários símbolos que caracterizam as Olimpíadas, nesse trabalho pretendemos explicar suas origens e seus significados.
2-Os anéis
Os anéis entrelaçados é o símbolo mais conhecido das Olimpíadas, ele foi inventado pelo Barão Pierre de Coubertin em 1913, o homem que deu reinício as Olimpíadas na era moderna. As cinco argolas representam cada uma um continente sendo que a azul é a Europa, a preta é a África, a vermelha é a Ásia, a amarela a América e a verde a Oceania. Os aros são colocados dessa forma para indicar união entre os continentes. A escolha das cores da bandeira, inclusive seu fundo branco é proposital, porque pelo menos uma dessas cores participa das bandeiras dos países do mundo. A primeira vez que foi registrado o uso desse símbolo foi em Alexandria, na Grécia, mas sua estréia nos Jogos Olímpicos só aconteceu na Antuérpia em 1920. Embora esses arcos sejam a representação do Comitê Olímpico Internacional (COI), ele não é mais a bandeira das Olimpíadas. Já que a partir de 1988, nos Jogos Olímpicos de Seul, na cerimônia de encerramento foi apresentada uma nova bandeira que é usada até os dias atuais.
3-A tocha
Atualmente é carregada uma tocha que acende uma pira na cerimônia de abertura e que é apagada no encerramento. Essa idéia de se levar uma tocha de Atenas ao país que irá cediar as Olimpíadas