Fundamentos da ginástica-ed. física
FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA
Acadêmica: Priscila Roos Brião
Professora: Dra. Maria Cristina Chimelo Paim
Data: 11/10/2012
Resenha Crítica do Artigo:
A Ginástica na Educação Física Escolar e o Ensino Aberto
O texto a seguir,foi baseado na leitura do artigo A Ginástica na Educação Física Escolar e o Ensino Aberto,escrito por Taiza Daniela Seron, Juliana Montenegro, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Larissa Michele Lara,publicado em Revista da Educação Física/UEM,em 2007.
Esse estudo, de caráter descritivo, objetivou a análise de como a ginástica pode ser desenvolvida na educação física escolar a partir da metodologia do ensino aberto.Em geral, foram observadas experiências restritas durante a criação por meio do manuseio dos materiais e a influência do esporte na determinação de alguns movimentos. Em relato dos alunos refletem como se deu a apropriação dos conteúdos e de como esse processo foi importante para que aprendessem criando e resolvendo problemas, mesmo com dificuldades para dialogar no grupo. A educação física, por meio das experiências com a ginástica, foi percebida de modo diferente da realidade com que os alunos estavam habituados, contribuindo com o entendimento de como a co-participação no processo é essencial para o desenvolvimento da prática pedagógica.
A realização dessa pesquisa possibilitou conhecer e entender como a ginástica é visualizada na metodologia do ensino aberto. No decorrer do estudo, o trato com essa prática corporal foi descrito, sendo detectados problemas decorrentes das experiências realizadas com alunos do ensino fundamental.
A pesquisa em questão procurou apresentar uma possibilidade de aplicação da ginástica para os alunos na escola a partir do ensino aberto, mostrando que esse saber pode se concretizar nas aulas de educação física de maneira significativa.