Fundamentos ed. fisica
1- Período de implementação nas escolas (de 1951 até a década de 1920).
Em 1851, tivemos, no Rio de Janeiro (capital do país da época), a inclusão da Educação Física nos currículos escolares. Nesta época, a disciplina se moldou as ideias higienistas, sofrendo grande influência dos médicos. Mais tarde, a partir da década de 1920, a Educação Física (sob o nome de ginástica) passou a fazer parte da rotina de todas as escolas do país devido às reformas educacionais. Esse período ficou marcado pelo início da predominância dos métodos ginásticos europeus e suas relações com o militarismo.
2- Da década de 1930 até o ano 1960.
A partir de 1930, o Método Francês é adotado pelas escolas brasileiras. Nele há uma forte conotação militar, cujo objetivo era melhorar o condicionamento físico dos praticantes, tornando-os cidadãos mais saudáveis, e, por consequência, mais úteis à sociedade, do ponto de vista produtivo.
3- Durante a década de 1960.
Dessa década em diante, passa a haver a integração do conteúdo esportivo aos métodos de Educação Física, por meio do Método Desportivo Generalizado, que enfatizava o caráter lúdico das aulas, utilizando o jogo como seu principal conteúdo pedagógico. Acredita-se que essa passagem se deu devido ao fato de o esporte ter se tornado um fenômeno mundial desde a década de 50.
4- A partir de 1970.
O golpe militar de 1964 transformou o conteúdo das aulas de Educação Física, fazendo do esporte o conteúdo hegemônico de todas as aulas. Um aspecto positivo desse período foi o aumento dos cursos de formação de professores da área, sua consolidação como disciplina obrigatória em todos os níveis de ensino. Entretanto, tivemos outros aspectos mais negativos, como o descaso em relação