Fundamentos do Marketing
O marketing
O marketing surgiu em uma época de concorrência acirrada, introduzindo o conceito de que as empresas deveriam ser orientadas para o cliente e o mercado e não para produção. Afinal, sem demanda não há produto que sobreviva. Valor da marca, satisfação do cliente e relacionamento com stakeholders, são todos conceitos que o marketing trabalha com a intenção de aumentar o valor da oferta e diferenciar a empresa.
O marketing entende que a criação de valor é lucrativa, na medida em que obtém-se a preferência do cliente e sua fidelidade e abre portas para novas trocas. A empresa atende a uma ou várias necessidades especificas, e que além do óbvio cliente existe uma possibilidade enorme de consumidores potenciais que podem ser alcançados.
Valor e Satisfação
O valor percebido pelo cliente é entendido como a diferença entre os custos do cliente para obter aquele produto e os benefícios adquiridos. É uma visão ampla, onde os custos não são apenas monetários, mas de tempo, energia e desgaste mental, e os benefícios vão além do bem de consumo ou serviço, mas da imagem, status e satisfação entregue junto com o produto.
A satisfação tem uma relação direta com a lealdade do cliente, e em mercados competitivos é um grande diferencial para retenção de consumidores. Além disso, é comum o cliente tornar-se mais lucrativo para a empresa ao longo do tempo.
Processos de Marketing
O processo de criação de valor e introdução do marketing começa com a identificação de uma necessidade do mercado, ou seja, começa no cliente e no que ele está procurando. A partir daí começa o desenvolvimento de uma estratégia e de uma criação de oferta para essa demanda. Dentro dessas estratégias é de grande validez a análise do mix de marketing, ou quatro “p´s”:
Produto: combinação de bens e serviços oferecidos
Preço: o valor que os clientes pagam para obter o produto, mas que não significa somente o valor monetário.
Promoção: Ações de comunicação do