Aids
A síndrome da imunodeficiência adquirida ou AIDS como é mais conhecida, é uma doença do sistema imunológico humano, causada pelo vírus da imunodeficiência humana. O HIV é transmitido através do contato direto de uma membrana mucosa ou na corrente sanguínea com um fluido corporal que contêm o HIV, tais como sangue, sêmen, secreção vaginal, fluido preseminal e leite materno.Esta transmissão pode acontecer durante o sexo anal, vaginal ou oral,transfusão de sangue, agulhas hipodérmicas contaminadas, o intercâmbio entre a mãe e o bebê durante a gravidez, parto, amamentação ou outra exposição a um dos fluidos corporais acima.
Principais sintomas.
Os principais sintomas da AIDS aparecem cerca de 10 anos após a contaminação com o vírus HIV e se caracterizam por:
Febre alta persistente;
Tosse seca prolongada;
Suor noturno;
Edema dos gânglios linfáticos por mais de 3 meses;
Dor de cabeça;
Dor em todo o corpo;
Cansaço fácil;
Rápido emagrecimento. Perder 10% do peso corporal num mês, sem dieta e exercício;
Candidíase oral ou genital persistente;
Diarreia há mais de 1 mês;
Manchas avermelhadas ou pequenas erupções na pele (Sarcoma de Kaposi).
Estes sintomas indicam que as células de defesa do organismo estão tendo grandes dificuldades em combater o vírus HIV, por serem insuficientes.
Em caso de suspeita, deve-se realizar o teste do HIV, gratuitamente pelo SUS, em qualquer posto de saúde do país ou Centro de Testagem e de Aconselhamento da AIDS. Os primeiros sintomas da AIDS surgem cerca de 1 ou 2 meses após a contaminação com o vírus HIV. São eles: febre, mal estar, calafrios e dor de garganta, que curam-se em menos de 15 dias e facilmente são confundidos com uma gripe comum.
Após esta fase inicial, o vírus fica adormecido no organismo do indivíduo por cerca de 10 anos, até que surjam os principais sintomas da AIDS, acima citados, que estão relacionados à uma baixa no sistema imune.
Tratamento da AIDS
O tratamento da AIDS é feito com vários