Fundamentos do judô
Esse trabalho visa explorar e explicar os importantes fundamentos do judô e demonstrar como eles funcionam dentro da prática da arte marcial, assim como exemplificar a forma de cada fundamento.
Palavras-chave: Judô. Fundamentos. Arte Marcial.
INTRODUÇÃO Fundado por Jigoro Kano em 1882, o judô é hoje uma das principais artes marciais praticadas em todo o mundo. Assim como outras artes marciais o judô traz inúmeros benefícios para seus praticantes, desde fortalecimento físico, espiritual, equilíbrio de mente e corpo, autocontrole e disciplina, e há tempos era uma forma de combate de guerreiros sem armas. Atualmente seu número de praticantes cresce a cada dia, sendo praticado em escolas, academias, clubes, por pessoas de todos os sexos e idades. Ainda de acordo com Jigoro Kano, o Judô é o caminho para a utilização eficaz das forças físicas e espirituais. Treinando os ataques e defesas, o corpo e a alma se tornam apurados e a essência do Judô torna-se parte do próprio ser. Desse modo o ser aperfeiçoa a si próprio e contribui com alguma coisa para valorizar o mundo. Aqueles que pretendem seguir o caminho do Judô, deve inserir este ensinamento em sua alma.
FUNDAMENTOS DO JUDÔ A técnica do judô envolve força e equilíbrio e além de possuir os conceitos de respeito, disciplina, cordialidade, hierarquia, humildade e perseverança é seguido de três princípios fundamentais que inspiraram Jigoro Kano, são eles: princípio da máxima eficiência com o mínimo de esforço (seiryoku zen’yo), princípio da prosperidade, solidariedade e benefícios mútuos (jita kyoei) e o princípio da suavidade, ou seja, o melhor uso de energia (ju). A prática do judô é dividida em inúmeras etapas, desde o aquecimento, feito antes do treino e competições, que propicia um melhor treino e luta, desde que não seja muito pesado, a saudação(rei-ho), praticada como ato de respeito e admiração ao mestre, feita na entrada do dojô e ao