Fundamentos do Evolucionismo
O filme “O Enigma de Kasper Hauser”, de Werner Herzog, levanta temáticas ao papel da cultura no processo de desenvolvimento humano. Elabore uma reflexão, relacionando uma ou duas cenas/diálogos do filme com ideias presentes nos textos trabalhados em sala de aula.
O filme de Werner Herzog, “O Enigma de Kasper Hauser”, trabalha com a história de um homem que viveu recluso da sociedade em um cativeiro e sem contato com a sociedade civil, desta forma, não desenvolveu habilidades comuns aos homens, como os movimentos das pernas e braços.
Liberto de sua situação, passa a receber educação, assim, começando a falar e refletir sobre sua condição humana e social. Uma cena interessante do filme neste aspecto, é o momento que Hauser segura um bebê e chora, dizendo - “Mãe, eu sou desprezado por todos.” – demonstrando uma reflexão quanto ao seu eu naquela determinada sociedade, o que não acontecia na sua condição anterior, onde em outra passagem do longa-metragem, dizia não pensar em nada, e a partir daí, passa a ter diversos questionamentos, como o papel da mulher, e até mesmo tenta “humanizar” um gato.
O filme reforça a ideia dos textos lidos e discutidos em sala de aula, onde o ser humano representa aquilo que lhe é apresentado, mostrado ou vivido. A partir do momento que Hauser passa a ter relações civis, seu eu social começa a existir. A cultura social é extremamente determinante na questão de formação social de um indivíduo, apresentando uma noção e relação entre a individualidade e a sociedade, e não simplesmente os fatores físicos.