aterro sanitario
Um aterro sanitário é um local onde resíduos são depositados e enterrados e é a mais antiga forma de disposição de resíduos. Historicamente, aterros sanitários são o método mais comum de se dispor os resíduos e por isso são encontrados em muitos lugares por todo o planeta.
Um grande número de impactos negativos podem ocorrer por causa de aterros sanitários. Esses impactos podem variar: acidentes fatais (exemplo: catadores enterrados sob pilhas de resíduos); danificação de infra estrutura (exemplo: estradas danificadas por veículos pesados ); poluição do meio ambiente local (como contaminações dos lençóis freáticos e/ ou aquíferos por vazamentos durante o uso dos aterros sanitários ou mesmo depois do encerramento dos mesmos); Liberação de gás metano pela decomposição de resíduos orgânicos (metano é um gás que agrava o efeito estufa, muitas vezes mais potente do que o dióxido de carbono, pode oferecer perigo aos moradores de uma área); abrigo de transmissores de doenças, como ratos e moscas, em especial nos aterros operados inadequadamente, que são comuns em países do terceiro mundo; oferece riscos aos animais selvagens; e simples problemas de poluição (exemplos: poeira, odores, insetos ou poluição sonora).
Os aterros sanitários mais moderns em países industrializados são operados com controles para contornar problemas como esses.
Gases são produzidos em aterros sanitários pela digestão anaeróbica de micróbios em material orgânica. Esse gás pode ser coletado e queimado ou usado para gerar energia em usinas a gás.
http://www.terracycle.com.br/pt-BR/pages/aterros-sanitarios.html
----------------------
Os impactos são divididos em 3 meios: meio físico, meio biótico e meio sócioeconômico.
Impactos no meio físico
- Geração de gases: a decomposição da matéria orgânica existente na massa de resíduos, produz significativa quantia de gases, que tem como uma das suas principais características um forte odor e fácil inflamabilidade.