Fundamentos do Design
Com o objetivo de produzir uma luz mais moderna, com maior durabilidade, recuperou-se na era pós-moderna os efeitos da luz neon, sendo usada principalmente em cartazes de cinema, bares, e cassinos. O neon Design abriu as portas para o grafite luminoso, criando movimento e ritmo, nos lembrando de uma espécie de animação. A luz é informação de formas, movimento e cria um espaço conforme é projetada. A luz neon possibilitou a invenção de vários objetos luminosos feitos em forma de animação.
O funcionamento de uma lâmpada de neon é simples. Dentro do tubo de vidro, há um gás a uma pressão muito baixa. Nas duas pontas do tubo há eletrodos de metal. Quando se aplica alta tensão nos eletrodos, o gás neônio se ioniza e os elétrons passam através do gás. Esses elétrons excitam os átomos do gás neônio e fazem com que eles emitam a luz que podemos ver.
Uma lâmpada de néon é um tipo de lâmpada que se vê sendo usada em sinalização de publicidade. Essas sinalizações são fabricadas com tubos de vidro longos e compridos. Esses tubos possuem vários formatos. Por exemplo, o tubo de uma lâmpada de néon pode ser usado para se montar uma palavra. Esses tubos emitem luz em diferentes cores.
A linguagem do Computer Graphics (CG) pode criar um efeito visual diferente para o tamanho, a forma e a superfície, além de criar texturas, efeitos e pontos de luz. O Design Gráfico já vem sendo um enorme aliado do CG, podendo elaborar layouts e protótipos de embalagens ou até mesmo o 3D. A tendência do mercado é formar profissionais que entendam tanto de desenho como de cinema e principalmente de iluminação.
A Computação Gráfica tem um enorme potencial não descoberto. O poder de expressão dessa ferramenta de geração de imagens ainda não foi plenamente utilizado. O seu amadurecimento resultará em novos recursos de expressão visual. A área busca no momento a consolidação dessas diferentes ferramentas de visualização.
Uma grande beneficiada com toda essa