Fundamentos do Design Organizacional
O texto abre a discução com uma história. Através desta, ela mostra como uma organização cresce e se estabelece no Mercado. Exemplifica os modelos de coordenação da organização e sua estrutura, usando sempre a história como paralelo.
A história conta a vida e o crescimento da Ceramico. No começo era só uma senhora chamada Raku que fazia vasos de cerâmica em seu porão para vender. Ela tinha muitas tarefas, mas conseguia se organizer, já que era um pequeno negócio.
As vendas foram aumentando e ela sentiu necessidade de contratar uma amiga – senhora Bisque – para que, juntas, dessem conta da empresa. Da mesma maneira elas continuaram fazendo todas as tarefas.
Com o aumento de vendas, ela teve que contratar mais funcionários. Entretanto gostaria de contratar funcionários que já tivessem experiência, assim facilitaria o trabalho dela. Já que quando ela contratou a sua primeira funcionária, teve de ensinar passo-a-passo como fazer um vaso. Então a senhora Raku foi até a escola de cerâmica e contratou mais alguns funcinários e elegeu a senhora Bisque como nova gerente da empresa.
Assim que estes começaram a trabalhar, ela sentiu que deveria entender um jeito melhor de organizer sua equipe, contratou um analista para que este descobrisse a melhor maneira de funcionar o seu trabalho. Ele dividiu a equipe em partes e cada um agora fazia uma tarefa.
Após um tempo a empresa cresceu tanto que ela expandiu o modelo de negócios e dividiu a empresa em três áreas, facilitando assim a administração da empresa.
Basicamente essa é a história. Logo após o fim da história da Ceramico, empresa da senhora Raku, o autor começa a discutir alguns fatores sobre organização e coordenação de negócios. Basicamente há cinco modelos, que algumas vezes são concomitantes entre si.
O primeiro mecanismo de coordenação que ele apresenta é o ajustamento mútuo. Esse primeiro expressa a Ceramico em sua primeira fase, onde