Fundamentos do comportamento em grupo
Papéis – O indivíduo age em uma determinada situação de acordo com o papel definido pelo grupo.Percepção do papel – forma de interpretar como iremos reagir em determinados papéis, baseados em experiências e influências como filmes, amigos, livros.
Expectativa do papel – A visão dos outros sobre como devemos nos comportar de acordo com o papel exercido.
Contrato psicológico – É avaliado a postura das pessoas no trabalho através do contrato psicológicos. Um acordo é feito entre o empregado e o empregador, espera-se que os gestores tratem os funcionários bem caso contrário poderão ficar desestimulados e diminuir a sua produtividade.
Normas – É estabelecido um padrão de comportamento, que define como os membros devem se comportar na empresa. Entre as normas, a mais comum é a do desempenho, que descreve as regras do ambiente de trabalho, fora as demais que estabelece normas de aparência, de conduta e da alocação de recursos. Estudo de Hawthorme – Foram feitos 2 estudos:
Provando a veracidade das normas um funcionário em observação (estudos feitos com mulheres) reage de maneira mais eficiente e seu desempenho aumenta.
No segundo teste incentivando funcionários com um salário a partir da quantidade produzida, esperava-se um aumento significativo na produção mas não ocorreu devido ao receio dos funcionário de que o incentivo terminasse se a produção de peças aumentassem, então passaram a trabalhar de acordo com as normas coletivas.
Conformidade –Ajuste de comportamento pessoal que o indivíduo faz para ser aceito em um grupo, submetendo as condições deles, muitas vezes contradizendo suas próprias ideias.
Desvios de comportamento – comportamentos que violam as normas de um grupo e ameaçam o equilíbrio na organização. Na formação de um grupo é depositado uma atitude de confiança nos outros membros então as chances de ser pego