FUNDAMENTOS DE TICA OU FILOSOFIA MORAL
1. CONCEITUAÇÃO
O termo ética é de origem grega – ήθος (éthos) - e pode ser traduzido como “modo de ser”, “caráter”. Daí as expressões “bom caráter” e “mau caráter”.
Já a palavra moral vem do latim (mos, mores) e significa “costumes”. Por isso, muitos utilizam a expressão “bons costumes” como sinônimo de moral ou moralidade.
De modo geral é comum usar o conceito de ética e moral como sinônimos ou, quando muito, a ética é definida como o conjunto das práticas morais de uma determinada sociedade, ou então os princípios que norteiam estas práticas.
Vamos aqui enumerar algumas definições sobre moral:
1 - A moral é a ciência que define as leis da atividade livre do homem.
2 - A moral é a ciência que trata do uso que o homem deve fazer de sua liberdade, para atingir seu fim último.
3 - A moral é a ciência do bem e do mal.
4 - A moral é a ciência dos deveres e das virtudes. Entende-se por virtude o hábito de praticar o bem. Virtude opõe-se a vício, que é o hábito de praticar o mal.
5 - A moral é a ciência da felicidade humana.
2. DIVISÃO
Costuma-se dividir, comumente, a moral em duas grandes partes: moral geral e moral especial. A moral geral trata acerca dos princípios primeiros da moral. A moral especial aplica esses princípios universais às diferentes formas da atividade humana.
A moral especial subdivide-se em dois campos: moral pessoal e moral social. A moral pessoal trata a respeito dos deveres do ser humano para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo. Os principais deveres do homem para com o próximo são: - Deveres para com a pessoa física alheia. - Deveres para com a pessoa moral alheia. - Deveres relativos à propriedade alheia. - Deveres referentes ao trabalho alheio.
Enfim, a moral social aborda a sociedade doméstica (família) e a sociedade civil – vida política, vida econômica e questão social.
3. CONSCIÊNCIA MORAL
A consciência moral é a faculdade que o homem possui de julgar as suas ações,