Fundamentos de marketing
Introdução
O Habib's, atualmente, é a segunda maior cadeia de fast food do Brasil. Com origem 100% nacional, a rede expandiu seus negócios focando em um mercado específico e com sua estratégia bem definida. O Habib's tem mais de 305 lojas espalhadas por todo o país e atende mais de 150 milhões de consumidores por ano.
Provavelmente, qualquer um que tenha entrado na primeira loja da marca - localizada no bairro da Lapa (SP, capital) - no ano de sua inauguração, em 1988, jamais imaginaria que o Habib's se tornaria uma das maiores potências do setor no país. Uma loja fast food nacional, que serve comida árabe, principalmente, para a população de baixa renda, fundada por um português ex-dono de padaria, formado em medicina e empreendedor por natureza.
Fato é que o fundador da lanchonete, Alberto Saraiva, foi um dos primeiros a operarem seus negócios aqui no Brasil sob o modelo “low fare, low cost”, que se tornou extremamente popular nos dias de hoje. Tal modelo foi criado pela companhia aérea Norte- Americana Southwest Airlines. No nosso país, atualmente, outras empresas como Gol Transportes Aéreos, Casas Bahia e Hotel Ibis também operam sob esse modelo.
Podemos dizer também que o Habib's, de certa forma, ao entrar no mercado também se inspirou nas estratégias competitivas genéricas de Porter, que são os métodos utilizados para superar os concorrentes em uma indústria, através de seu posicionamento.
As empresas devem escolher uma posição dentro da estrutura da indústria, sendo que esse posicionamento abrange a abordagem geral da empresa para competir. Há dois tipos básicos de vantagem competitiva: o menor custo e a diferenciação.
A vantagem competitiva escolhida pelo Habib's é o menor custo. Definida por Porter como "a capacidade de uma empresa de projetar, produzir e comercializar um produto comparável com mais eficiência do que seus competidores". Dessa forma o Habib's ganhou vantagem sobre outras