Fundamentos de economia - microeconomia
2. Dados: D = 22 – 3p (função demanda) e O = 10 + 1p (função oferta)
a) Determine o preço de equilíbrio e a respectiva quantidade.
b) Se o preço for R$4,00, existe excesso de oferta ou de demanda? Qual é a magnitude desse excesso?
3. Conceitue bem normal e inferior. Dê dois exemplos.
Bem normal é aquele que sua demanda aumenta quando a renda do indivíduo também é aumentada. Exemplos de bens normais são: computadores, eletrodomésticos e viagens aéreas. Já os bens inferiores são aqueles que diminuem sua demanda quando há aumento de renda, por exemplo: carne de segunda e passagens de ônibus.
4. O que são bens substitutos e complementares? Dê exemplos.
Bens substitutos são aqueles que podem ser substituídos por outros quando o valor de um está muito elevado; exemplo: manteiga cara pode ser substituída por margarina que é mais barata; coca-cola com preço em alta poderá ser substituída por pepsi. Bens complementares são aqueles cujo a demanda depende de outros bens, por exemplo: se o preço do leite está alto, consequentemente seu consumo diminui, logo o achocolatado (bem complementar) também terá seu consumo reduzido. Outro exemplo de um bem complementar é a calda de sorvete para com relação ao próprio sorvete.
5. O que se entende por elasticidade de preço da demanda? O que é uma demanda elástica, inelástica e unitária?
A ELASTICIDADE DE PREÇO DA DEMANDA é a variação percentual na quantidade demandada, dada uma variação percentual do bem. Mede a sensibilidade, a resposta dos consumidores quando ocorre uma variação no preço de um bem ou serviço. De acordo com a elasticidade-preço