Fichamento Cap4
1 – Conceito A Microeconomia avalia o desenvolvimento dos preços, levando em consideração a integração entre o consumidor e a empresa e decidem o preço e a quantidade de um bem ou serviço. (p. 31) A Microeconomia leva em consideração a oferta e demanda no momento de formação do preço. (p. 31) Teoria Microeconômica não pode ser confundida com economia de empresas, elas apresentam diferentes focos. Sendo a Microeconomia voltada ao estudo do funcionamento da oferta e procura na constituição dos preços. Tem-se o predomínio da visão do mercado. (p. 31) Economia de empresa volta-se ao estudo de uma empresa em especial, tomando uma visão contábil financeira quando é tratado da formação de preços, levando em consideração os custos de produção. (p. 31) Os agentes da demanda ou consumidores são os que possuem o desejo de obter bens ou serviços. (p. 31) Ao conceito de empresa são atribuídos dois panoramas: o econômico e o jurídico. Referente ao econômico é a combinação entre os fatores de produção desejando ter uma grande produção apresentando o menor custo. (p. 32) 2 – Pressupostos básicos da análise microeconômica
2.1 – A hipótese coeteris paribus Para fazer a analise de um mercado específico, a Microeconomia faz uso da hipótese: “tudo o mais permanece constante”. Sendo esse mercado o foco da pesquisa, estudando o papel da oferta e demanda exercida. (p. 32)
2.2 – Papel dos preços relativos “O preço de um bem em relação ao demais” (p. 33) VASCONCELLOS, Marco A. de; GARCIA. Fundamentos da economia. São Paulo: Saraiva, 2005. Introdução à Microeconomia (p.: 31 – 36)
2.3 – Objetivos da empresa Pela análise convencional presume o princípio da racionalidade, buscando o lucro máximo, otimizando o uso dos recursos. Destacando a receita, custo e produtividade marginal, sendo assim chamada de marginalista. (p. 33)
3 – Aplicações da