Fundamentos de administração
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
trabalho de fundamentos da administração
“profissão – contador – emprego”
PATOS - PB
2009
RAIMUNDO GOMES DA SILVA SOBRINHO
fundamentos da administração
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Básica.
Orientador: Prof. Monica Maria Silva
PATOS - PB
2009
Profissão Como contador, desafio os teóricos da globalização a encontrar um substituto à altura para uma tarefa de tanta responsabilidade na empresa. Hoje em dia comenta-se que o “profissional global” deve ser fluente em algum idioma estrangeiro, de preferência o inglês, ser receptivo às mudanças tanto no mundo corporativo quanto no campo tecnológico, ser ousado ao criar o novo, além, é claro de saber utilizar a Internet no trabalho. Fala-se também nos novos conceitos de liderança baseados no talento e no carisma, mas, sobretudo, na capacidade desses líderes de “enxergar o que ainda ninguém viu”. Nesse contexto, algumas profissões estariam condenadas à morte, dentre elas - pasmem! a de contador. Só o total desconhecimento sobre a carreira poderia justificar essa afirmação. É bem verdade que o advento da Terceira Revolução Industrial, ou Era da Informática, abreviou o serviço de muitos profissionais da contabilidade. É fato, também, que a informatização tornou esses serviços mais rápidos, confiáveis e baratos. Não menos verdadeiro é o fato de que, com uma disponibilidade maior, muitos contadores tiveram a oportunidade de produzir informações gerenciais, passando a ter uma participação mais ativa no processo decisório das empresas.
Ora, que outro profissional, senão o contador, detém tamanha quantidade de informações acerca dos negócios da firma? Justo agora, com a iminente aprovação da nova Lei das Sociedades Anônimas em tramitação no Congresso Nacional, que busca dar maior transparência às demonstrações contábeis das empresas,