Fundamentos de Administra o
Caio Veiga Marques – 150650032 – 1º período – Administração Integral – Professor: Bizuca.
-Capítulo 4 – A tomara de decisão em administração.
1) Uma decisão pode ser descrita, de forma simplista, como uma escolha entre alternativas ou possibilidades, com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade. Desde o trabalho de Barnard, a tomada de decisão passou a ser encarada com a essência do trabalho de um administrador. Cabe a ele tomar decisões sobre todos os aspectos da vida de uma organização, o que abrange as quatro funções da administração e todas as áreas funcionais da empresa.
2) As decisões programadas e as não programadas.
3) Identificação da situação- Diagnóstico da situação- Desenvolvimento e alternativas- Avaliação de alternativas- Seleção e implementação- Monitoramento e feedback.
4) Apesar de se poder definir, de forma simplista, a tomada de decisão como uma escolha entre alternativas, essa afirmação não basta para qualificar o processo decisório gerencial. O processo de tomada de decisão é constituído por seis etapas sequenciais. Para os administradores, a tomada de decisão é um desafio contínuo.
5) Heurística da disponibilidade -> Tendência para basear os julgamentos em eventos ou informações que estão facilmente disponíveis na memória. As pessoas tendem a superestimar a probabilidade de ocorrência futura dos eventos mais disponíveis. Por exemplo, um administrador tenderá a avaliar o sucesso ou o fracasso do lançamento de um produto com base em informação sobre o lançamento de produtos semelhantes em um passado recendo. Essa forma de avaliar uma decisão é útil e pratica, uma vez que se baseia na experiência gerencial do administrador. Contudo, é falível, já que não se consideram informações objetivas que poderiem aumentar a rigorosidade da avaliação da decisão.
6) Ancoragem, perpetuação do status quo, custo irrecuperável, evidencia confirmadora, formulação do problema, excesso de confiança,