Fundamentos das ciências econômicas
Neste trabalho será feito uma abordagem sobre os fundamentos da ciência economia, onde relacionaremos as razões para estudo da economia com os princípios econômicos. No item referente a evolução do pensamento cientifico, será feito uma análise da relação interdependência econômica e vantagem comparativa, além das teorias de mercado: Demanda, oferta e equilíbrio de mercado.
Modulo I- Fundamentos da Ciência Econômica
“A Economia é o estudo da humanidade em sua vida rotineira”. Assim escreveu Alfred Marshall. Essa Definição é tão verdadeira hoje quanto o era em 1890. Para estudar economia existem três razões. Indique essas razões e estabeleça os princípios de economia que podem ser aplicados em muitas situações de nossas vidas.
O estudo da economia entre os diversos motivos, podemos citar, o seu relacionamento com outras disciplinas, tais como: ciências políticas, sociologia, relações internacionais, psicologia e outras. Além disto, a economia é uma ciência para qual contribuíram grandes pensadores, políticos e cientistas de todo o mundo. As três principais razões para o estudo da economia como ciência são:
A primeira razão para o estudo da economia é que ela nos fornecerá subsídios suficientes para entendermos o mundo no qual estamos inseridos. Existem várias questões e aspectos relacionados a economia capaz de despertar a nossa curiosidade. A economia nos fornece conhecimento, capacidade e intuições fundamentais sobre o funcionamento das atividades econômicas, sociedades e da economia de modo generalizado. Os questionamentos sobre padrão de vida, inflação, queda e aumento de preços, oscilações de bolsas de valores, etc., são apenas algumas questões onde a economia nos fornecerá informações necessárias para seu entendimento e interação com nossas vidas cotidianas.
A segunda razão para o estudo da economia é que ela nos tornará participantes efetivos da economia. Os conhecimentos adquiridos em economia nos nortearão quanto à melhor forma para