Fundamentos da Saúde
A elaboração deste trabalho foi proposto pela professora Maria Manuela Pereira, na disciplina de Fundamentos de Saúde.
Assim, este trabalho incidirá sobre o Sistema de Saúde Português, pois
“Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover”
(Constituição Portuguesa).
Mais especificamente, iremos falar dos Sistemas de Saúde no geral, passando depois para o particular, ou seja, este trabalho incidirá essencialmente sobre os Cuidados de Saúde Primários.
Todos sabemos, que Portugal evoluiu de forma marcante, tanto na Saúde, como noutras áreas, ficando a par dos países mais desenvolvidos do mundo no que se refere aos indicadores de saúde.
Num sistema de saúde existem organizações de saúde (capital estrutural), recursos humanos (capital profissional) e os utentes (capital de cidadãos). É na interacção destes três elementos que se cria conhecimento com base na informação armazenada e partilhada no sistema de informação do capital estrutural como nos conhecimentos prévios tanto dos cidadãos como dos profissionais das organizações de saúde. A evolução deste Sistema de Saúde Português, contudo não tem valorizado este capital intelectual, pois tem resultado de iniciativas normativas, com pouca participação da sociedade civil ou dos profissionais que operam o sistema. Por outro lado, a falta de pensamento estratégico tem resultado em grandes deficiências que põem em causa o futuro do próprio Serviço Nacional de Saúde.
A enfermagem tem a oportunidade de liderar comunidades, e sistemas de cuidados de saúde, que estão a conjugar esforços para melhor servirem as populações, fundamental para o sucesso da melhoria da prestação de cuidados de saúde, é a capacidade de se encontrarem estratégias que respondam, da melhor forma, às necessidades do utente em todos os níveis de cuidados.
Acreditamos que é nos Cuidados de Saúde Primários que há uma participação activa da comunidade e onde se deve procurar o maior bem-estar