Fundamentos da saúde
Entrevistando algumas pessoas pude saber a opinião delas sobre o que é ter Saúde:
Everton, 20 anos Estudante Universitário
“Ter saúde é poder planejar o meu futuro, cuidando hoje do meu bem estar.”
Fatima, 47 anos Vendedora
“Ter saúde é estar bem fisicamente e espiritualmente.”
Elisangela,32 anos Recepcionista
“Ter saúde, é ter disposição para realizar atividades que o meu cotidiano proporciona sejam elas física e mental, dispor de uma alimentação saudável, realizar atividades físicas para contribuir no bom funcionamento do meu organismo e assim evitar o surgimento de problemas em minha saúde que dependem dos meus cuidados.”
Perante a opinião dos entrevistados cheguei a conclusão que ter saúde é poder levar uma vida normal, sem impossibilidades fisiológicas , poder realizar as tarefas diárias, tendo uma vida ativa, cuidando do corpo através de atividades físicas, tendo uma alimentação balanceada, momentos de lazer, cuidar da mente e não deixar que os problemas tomem maiores proporções, ter equilíbrio emocional ao tomar decisões e buscar a paz interior se apegando a Deus.
A relação entre saúde-doença está no equilíbrio ou desequilíbrio do corpo. Diversos fatores envolvem o estado de saúde de uma pessoa.
Tenho experiências de saúde- doença na minha própria família. Posso citar o caso que aconteceu com minha avó, que era uma pessoa saudável, levava uma vida normal, tinha uma alimentação balanceada e uma família estruturada, só não praticava exercícios físicos. Viveu sem maiores problemas até que foi acometida por um câncer aos 69 anos que a levou a óbito em apenas 1 mês após a sua descoberta. E também o caso do meu pai que descobriu ter diabetes, após a taxa de glicose chegar 500, mudou a alimentação, começou a praticar atividades físicas e a ter mas equilíbrio emocional, e reverteu o quadro, hoje após 1 ano emagreceu 18 kg e tem qualidade de vida.
Nos dias de hoje, para preservar a saúde e a vida, o cidadão tem que entender