Fundamentos Da Psicologia1
Público Alvo: Crianças com idades entre 7 à 8 anos
Justificativa: Pesquisar em teses e artigos a imortância de brincadeiras nas operações de soma e subtração.
Objetivos:
Despertar o interesse no estudo da Matemática. Reforço secundário, utilizar jogos e brincadeiras por ter caráter divertido.
Melhorar a sociabilidade entre as crianças. Reforços utilizados, Positivo, tornar a atividade atrativa e envolvente, Primário, pesquisar sobre o afeto e Secundário, contribuir para melhoria da sociabilidade através de atividades vivenciadas em grupo.
Melhorar o aprendizado das duas operações matemáticas, soma e subtração. Reforço secundário, divertimento através de diferentesatividades lúdicas. Momento de pausa, reforço primário, utilizando de necessidades naturais, como beber água por exemplo.
Metodologia
As aulas serão expositivas, direcionadas através de jogos e brincadeiras em um local aberto, voltados para aprendizagem das operações matemáticas.
Recursos
Serão utilizados cartelas impressas, bexigas, macacões, frutas e verduras de plástico e cédulas falsas.
Procedimento
Todas as atividades serão realizadas com uso do princípio da progressão gradual. Iniciamos com atividades que propõe a soma e subtração de forma unitária, logo em seguida será proposta uma atividade com maior nível de dificuldade, as crianças terão de responder questões em cartelas ilustradas, e por fim será realizada uma atividade que simula uma feira, onde ambas operações serão postas em prática de maneira dinâmica através das atividades de compra e venda utilizando as notas falsas e alimentos artificiais. Na primeira atividade a turma será dividida em dois grupos (proporcionais), serão escolhidos quatro representantes, sendo dois de cada grupo, dois deles irão vestir o traje que servirá de recipiente das bexigas (macacão) e os outros dois (posição mutável) ficarão responsáveis em colocar as bexigas dos respectivos grupos nos macacões. Como todos os demais alunos irão receber