Fundamentos da Psc da Saude
Aula 1
A Psicologia da Saúde tem por objetivo a promoção e manutenção da saúde e a prevenção da doença. Trata-se de um campo multidisciplinar interligado a outras áreas da Psicologia, tais como: Psicologia Comunitária, Clínica e Hospitalar.
A Psicologia Preventiva Comunitária, o atendimento a doentes terminais, o acompanhamento de pacientes com distúrbios alimentares são exercícios diferentes que também estão inseridos no objeto do nosso estudo.
A Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPSA) foi fundada em 2006. É uma associação com propósitos científicos e educacionais, que, além de incentivar a pesquisa, visa “facilitar a troca de informação, conhecimento e experiência entre seus membros, estimulando iniciativas que viabilizem redes de apoio mútuo” (ABPSA, 2012).
A formação do psicólogo, mais especificamente do psicólogo que pretende atuar na área da saúde, deve contemplar conhecimentos de bases biológicas, sociais e psicológicas da saúde.
A psicologia hospitalar tem como objetivo principal constituir um campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos do doente em torno do adoecimento.
A concepção contemporânea de saúde e doença engloba a interação entre aspectos físicos, sociais e psicológicos. É fundamental, dentro desse contexto, o trabalho das equipes interdisciplinares. Nesse sentido, a formação do psicólogo deve contemplar a saúde em seus diversos aspectos (biológico, psicológico e social). O caso narrado exemplifica a demanda por atendimento interdisciplinar. A partir dos sintomas apresentados na ocasião da internação, a paciente precisou de cuidados médicos, acompanhamento de nutricionista, tratamento psicológico e fisioterapêutico (por exemplo). Um caso como este evidencia a importância da formação do psicólogo orientada para uma prática interdisciplinar.
Aula 2
“O Sistema Único de Saúde é, por definição constitucional, um sistema público, nacional e de caráter universal, baseado na