Fundamentos da logística empresarial
Fundamentos da Logística Empresarial
Prof°: André Maiochi
Data: 05/04/2010
Nome: Graciele Gomes Máximo
RGM: 32161
Assunto: JIT e Kanban
JIT – quer dizer produzir a peça necessária na quantidade necessária e na hora necessária.
O Just-in-time é uma reorganização do ambiente produtivo com a proposta de eliminação de desperdícios visando o melhoramento continuo dos processos de produção. Com isso melhora a posição competitiva da empresa no que se referem os fatores com a velocidade, qualidade e o preço dos produtos.
O objetivo JIT é produzir um fluxo de valor continuo para que o cliente possa puxar.
O JIT tornou-se muito mais que uma técnica de gestão da produção, sendo considerado como uma completa filosófica a qual inclui aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, organização dos meios produtivos, engenharia do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.
O sistema característico do JIT de “puxar” a produção a partir da procura, produzindo em cada momento os produtos necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário ficou conhecido como o método Kanban.
Este nome é dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação dos materiais ao longo do processo produtivo.
O sistema JIT consiste de Kanban e nivelamento de produção.
As seis regras do Kanban
Regra 1: Nunca faça expedição de itens com defeitos
Os defeitos prejudicam a capacidade da empresa de reduzir custos, sendo assim precisa requer detecção e contenção rápida dos defeitos, automação, ou seja, as maquinas param automaticamente quando um defeito é detectado e solução rápida de problemas.
Regra 2: O cliente retira apenas o que é necessário • O que produzirmos? • Quantas peças produzir? • Quando produzimos essas peças?
Será necessário ter uma mudança crucial em nosso modo de pensar, de suprirmos o cliente, no caso do cliente vir retirar na hora e na quantidade necessária.
Regra 3: Produza