fundamentos da administração
1. As Organizações Empresariais
De modo geral os autores tratam das organizações distribuído-as em Governamentais, Empresariais e as do Terceiro Setor. De acordo com Chiavenato(1994), as organizações funcionam e alcançam seus objetivos a partir de um desenho organizacional no qual é configurada sua estrutura e entende as organizações empresariais como órgãos que desempenha suas relações de forma interdependente no ambiente do mercado de bens e serviços.
1.1. Conceito de Organização
Segundo Montana (2003, p. 170) organizar é o processo de reunir recursos físicos e humanos essenciais à consecução dos objetivos de uma empresa.
De acordo Bilhim (2006)"a organização é uma entidade social, conscientemente coordenada, gozando de fronteiras delimitadas que funcionam numa base relativamente contínua, tendo em vista a realização de objetivos comuns”
Em sentido geral organização é o modo como se organiza um sistema. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar objetos, documentos e informações.
1.2. A importância da organização
Organização é um dos fatores fundamentais na Administração de empresas. Sem organização não há administração que consiga gerir os negócios de qualquer instituição. Diga-se de passagem, que a Administração é a responsável pela organização e disciplina da empresa, sem as quais ela não sobrevive. A organização proporciona um ambiente favorável ao desenvolvimento da empresa e de seus funcionários, contribuindo para seu crescimento.
1.3. Objetivos das Organizações Empresariais
Representam as metas ou resultados organizacionais pretendidos e a obter no futuro ou, por outras palavras, o propósito que justifica toda a atividade desenvolvida ou mesmo a própria existência da organização. Naturalmente, todas as organizações devem determinar não apenas os seus objetivos, mas também definir as medidas e formas de atuação e de alocação de recursos que se pensam mais adequadas para atingi-los.
1.4. Recursos e