Fundamentos da Administração
As atividades chamadas projetos podem ser temporárias (ou finitas) e tem objetivos de fornecer produto ou serviço singular.
São exemplos de projetos:
Projetar, montar e colocar em operações grandes equipamentos feitos sobre encomenda como navios, ou turbinas de usinas hidrelétricas;
Projetar e construir instalações, especialmente de grande porte, com edifícios, shopping center, aeroportos, rodovias e pontes;
Organizar eventos e fornecer serviços como congressos, convenções, feiras, competições de grande porte e eleições;
Pesquisar, desenvolver e lançar novos produtos.
Lembrando que todo projeto é realizados como prazos e orçamentos programados, e em geral por encomenda de um cliente.
Atividades Funcionais:
As atividades funcionais repetem-se dia apos dia praticamente da mesma forma. As operações das agencias de bancos, as aulas nas escolas, a produção e distribuição de energia elétrica, são exemplos de atividades funcionais.
Organização De Projeto: É uma estrutura temporária alojada, dentro de uma estrutura funcional. Existem três tipos principais de organizações de projetos: Projetos funcionais, Projetos autônomos e estruturas matriciais.
Projetos Funcionais:
São aqueles realizados dentro de uma única área funcional, e tem estrutura mais simples. Todos os recursos para realização de um projeto pertencem a uma única especialidade ou área funcional e estão sob controle de uma equipe e segue uma cadeia de comando que vai da administração, até o gerente do projeto, passando pelo gerente da área funcional.
Projetos Autônomos:
A organização autônoma de projeto, também chamada projeto autônomo ou estrutura projetizada, é uma das alternativas para a administração de projetos multidisciplinares que têm importância estratégica para organização permanente.
Uma estrutura de projeto autônomo é apropriada nas seguintes condições:
I. A missão é importante demais para correr riscos ou para se confundir com as atividades funcionais ou outros