Projeto Educacional
Público – Crianças de um assentamento
O elemento da proposta pedagógica para as crianças dos assentamentos, refere-se ao sentido da apropriação da escola pública por um movimento socioambiental organizado, com o objetivo de promover uma educação escolar ligada ao seu projeto social.
A elaboração dessa proposta deve ter o princípio de toda aprendizagem e todo incentivo profissional pedagógico, deve partir da realidade do meio em que eles vivem e saber que devem sempre cuidar e cultivar a natureza que os cerca.
1 – A sala de aula pode deixar de ser o centro do processo de ensino. Aprende-se e ensina-se a partir da prática, onde quer que ela aconteça.
2 – Os conteúdos passam a ser escolhidos em função das necessidades que a prática vai criando.
No planejamento das aulas, o professor deve ter o cuidado ao ir escolhendo os conteúdos que vão ajudar as crianças a entenderem melhor os temas que estão sendo estudados ou o trabalho que estão realizando. A diversificação das atividades é fator positivo na construção do conhecimento.
Como montar um projeto
Montar um projeto não é um bicho-de-sete-cabeças, mas requer um bom planejamento e muita pesquisa. Geralmente, ele é discutido e planejado entre coordenadores e professores, e cada professor faz adaptações para adequá-lo a seus alunos e às suas necessidades. Apresentamos a seguir algumas dicas para ajudar você a montar um projeto.
Bom trabalho!
Escolha o tema
Que assunto abordar?
Quando estiver pensando em um tema para seu projeto, você pode se perguntar, por exemplo, até que ponto ele vai despertar (e manter) a atenção dos seus alunos; o quanto vai contribuir para ampliar o conhecimento deles; quais são as vantagens e desvantagens de escolher esse ou aquele tema, o que ele teria a oferecer... Uma boa forma de escolher um tema é conversar com seus alunos. Como eles são os maiores interessados, por que não propor uma votação? Você pode até se surpreender com